Última atualização 20/07/2023

IMIGRAÇÃO DE GEORG WASCH PARA O BRASIL

Imigração das familias de Georg Vass, Michael Koch e Joseph Madl

Sabemos que vieram para o Brasil Georg Wasch e Martha Wesztergom, pais de Miguel Wasch, nascido em 30-07-1905. Mas vieram eles sozinhos? Os pais de Georg Wasch eram Miguel Wasch e Anna Leskovits. No cemitério do bairro Czerniewicz estão sepultados Ignácio Wasch e Maria Wasch. No registro de óbito de Ignácio consta ser ele filho de Miguel Wasch e Anna Leskovits.  Maria é filha de Ignácio Wasch. Portanto, Ignácio era irmão de Georg Wasch. 

Havia um “zum-zum” entre os tios de que a mãe de Georg Wasch teria também vindo ao Brasil e depois retornado à Hungria por não ter se acostumado aqui no Brasil. O senhor Sebastião Warsch, de Joinville, que é neto de Ignácio Wasch, também confirmava a vinda da mãe Anna para o Brasil. O que foi confirmado pelas pesquisas.

Procurando por Anna Leskovits ou Anna Vass, na lista de passageiros emigrantes do porto de Hamburgo o nome de Anna Vass. E lá constavam os nomes de Georg (24 anos), Martha (19 anos), Ignatz (12 anos e meio) e Anna (52 anos), provenientes de Magyarpolány, Hungria. Também encontrei os nomes no livro de emigrantes de Hamburgo. Nos dois registros constava o nome do Navio Itaparica e a data de partida de Hamburgo: 26 de novembro de 1891. 

Quando chegaram ao Brasil? O navio Itaparica chegou em dezembro de 1891. Como o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro não possui as listas de navios de dezembro de 1891, procurei no registro de hospedagem da Ilha de Flores, onde os imigrantes eram alojados. Encontrei o registro de entrada em 18 de dezembro de 1891 e saída em 27 de dezembro de 1891. Então provavelmente chegaram ao Brasil no dia 17 ou mesmo dia 18 de dezembro. Passaram o natal na hospedagem. No dia 27 de dezembro partiram para Santa Catarina. E devem ter chegado a Jaraguá no início de 1892. Abaixo a parte da página na qual está anotada a entrada de Georg Wasch (Vass) e família na hospedagem da ilha de flores no Rio de Janeiro.


Junto vieram as famílias de Miguel Koch e Joseph Madl. Estas famílias conservaram laços de amizade aqui em Jaraguá. Em 1903, Martha Wesztergom foi madrinha de crisma de Elisabetha Koch, filha de Miguel Koch e Elisabetha Felber. Apesar do nome de Elisabetha não constar na lista de hospedagem da Ilha de Flores-RJ, o nome dela (Lisi) consta na lista do navio Itaparica. Martha, esposa de Joseph Madl era uma Koch, e sua filha Maria foi batizada em Magyarpolány. Joseph Madl e sua esposa Martha foram padrinhos de batismo de Theresia Wasch em 1895, de José Wasch em 1897 e de Anna Wasch em 1901.


Família Wasch-Erhardt